Seja bem-vindo!

sexta-feira, 11 de março de 2011

Mochilão Argentina, Chile e Peru [IX]


Salta, La Linda! Assim é chamada a cidade argentina onde ficamos. As primeiras impressões não confirmaram toda esta expectativa, pois havíamos visto apenas uma área periférica da cidade. Quando chegamos em Salta, pensávamos em encontrar Fernando, o cara que nos havia levado até o hostal em nossa primeira passagem por Salta, e, enquanto discutíamos no saguão do terminal, eis que ele aparece! Contamos por onde havíamos passado e ele nos guiou - juntamente com alguns brasileiros que haviam viajado no mesmo ônibus que o nosso desde San Pedro - até o Hostal La Reyna. O proprietário é um senhor muitíssimo simpático, torcedor do River Plate e entendedor de futebol, pois quando falei do meu time ele já o identificou como sendo o atual Campeão da América! Falamos para os brasileiros que iríamos jantar em algum lugar próximo e saímos sozinhos. Caminhamos umas quatro quadras, até a altura do terminal, e acabamos voltando sem ter encontrado nada. Logo, acompanhamos os brasileiros em uns quarenta minutos a pé até a famosa rua Balcarces para encontrar onde comer. E, de fato, encontramos um ótimo lugar.
          Estávamos muito ansiosos para voltar ao Brasil. Nosso vôo sairia as 13h, e pelas 11h já estávamos no aeroporto. Todos felizes na fila para o check-in, tudo tranquilo, até que, quando chegou nossa vez, o atendente falou que o vôo havia sido cancelado. Argumentamos com ele para saber se existia a possibilidade de voltarmos em outra companhia, mas era impossível. Falamos e falamos. Segundo ele, a companhia havia tentado nos contatar por todo o dia anterior, só não sabíamos como, pois eles até tinham nossos emails, porém nada havia chego neles. Depois de alguma discussão, fomos transferidos com muitos outros passageiros para um hotel na Avenida Belgrano, no centro de Salta. E que hotel! Seria de longe nossa melhor hospedagem em toda a viagem. Usamos a piscina, a sauna (um horror), a academia e jogamos muuuuuito ping-pong. A tarde conhecemos a belíssima igreja de San Francisco, colada à Plaza 9 de Julio. Pela noite, andamos pelo centro e bebemos um vinho para comemorar a viagem. Compramos chaveiros, alpargatas, mais artesanatos de alpaca... O centro de Salta é muito bonito e organizado. Agora sim, confirmamos o apelido de La Linda.
          No outro dia, depois de um belo café-da-manhã, o ônibus da companhia aérea já nos esperava. Voltamos até o aeroporto e fizemos todos os trâmites de embarque. Nosso destino era Puerto Iguazu, na fronteira com o Brasil. E assim embarcamos em direção ao nosso querido país. Depois de quase duas horas de viagem aterrisamos - com alguns sustos - e corremos para encontrar nossas mochilas; pegamos um táxi até a aduana argentina, de onde seguimos a pé. Passamos pelo controle de fronteira e carimbamos os passaportes com a saída argentina. Mais alguns metros e chegamos ao Duty Free Shopping. Depois de uns vinte minutos de espera chegou nossa carona - meu pai - de volta à Quedas do Iguaçu! E assim, depois de dezenove dias de viagem, nosso mochilão se encerraria.

Um comentário: