Seja bem-vindo!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

A Crônica do Matador do Rei (O Nome do Vento) - Patrick Rothfuss


          Se existe um livro que merece absolutamente todos os elogios feitos é O Nome do Vento, o primeiro da série A Crônica do Matador do Rei. Este é o romance de estreia do americano Patrick Rothfuss; e que estreia! Uma trama que faz a mente viajar e acompanhar Kvothe, o herói (ou não) do livro, pelos mais diversos lugares: desde sua pobre infância até os dias na Universidade. Escrito de uma forma gostosa, que flui perfeitamente para criar dinamismo na história.
          O Nome do Vento é um livro de ficção, mas sem a costumeira avalanche de nomes e lugares complicados até de falar que algumas vezes deixam o leitor perdido. O autor consegue carregar quem lê a história para um lugar familiar, conseguindo até mesmo que o leitor sinta as angústias e desejos do herói-vilão. Kvothe, o personagem principal, ganha aspectos e algumas características muito próximas às pessoas comuns. Contudo, possui outras que o destacam em meio à multidão, mas sem nunca deixar escapar a tênue linha que o liga ao que seria, talvez, humano. A trama se desenrola com Kvothe contando sua própria história para outra pessoa. É uma autobiografia do próprio protagonista, envolvida em mistério e ação.
          Leitura altamente recomendada para quem gosta de boas histórias de aventura. Belíssimo trabalho de Patrick Rothfuss; O Nome do Vento tem muito boas chances de se tornar referência do gênero, tanto pela ótima história que apresentou no Primeiro Dia da saga, quanto pelo talento de seu autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário