Seja bem-vindo!

domingo, 26 de setembro de 2010

O Guia do Mochileiro das Galáxias (Douglas Adams)


O Guia do Mochileiro das Galáxias é o primeiro livro dos cinco que compõem a série escrita pelo inglês Douglas Adams. A própria série é comumente chamada pelo título de seu primeiro livro. Trata-se, antes de tudo, de uma história de ficção - muitas vezes exagerada -.Contudo, por trás da história há uma pesada crítica do mundo em muitos aspectos: política, cultura, relações sociais... Este primeiro volume começou a ser escrito em 1979 como uma série de rádio, mas ganhou facilmente lugar nas estantes de milhões de leitores.
          A história começa com o totalmente humano Arthur Dent defendendo sua casa contra a demolição, ordenada pelo Conselho Municipal para construção de um desvio. Mais tarde, deitado no chão para impedir o avanço dos tratores, Arthur recebe a visita de seu amigo, não totalmente humano, Ford Prefect. Convencendo Arthur a sair dali, Ford o leva até um bar e dá a simples notícia de que a Terra estava na iminência de ser destruída. É a partir deste ponto que os dois viajam o universo, inicialmente pegando carona justamente na nave que aniquilou com o planeta.
          Em muitos pontos o livro é um tanto confuso, principalmente quando o autor começa a tratar das viagens no tempo. O leitor sente-se um pouco perdido, sem saber em que dimensão de tempo a história se encontra. Entretanto, as qualidades da boa mão de Douglas Adams para a escrita compensam qualquer detalhe que possa gerar confusão. A trama apresenta formas divertidas de encarar a criação do mundo e para a resposta sobre "a vida, o universo e tudo mais". Há muitas situação engraçadas que nos fazem lembrar da política e suas peculiariedades. As relações entre os "seres" também são postas em xeque, como na história de uma criatura que, sendo imortal, comprometeu-se a insultar todas as coisas vivas no universo.
          Este é um livro que, com um pouco de paciência, surpreenderá cada leitor. Certamente recomendado.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog!

    Gosto muito de ler e quem sabe um dia não pode ser o seu livro!

    ResponderExcluir